Preço de aquecedor a gás

Adotar alternativas mais sustentáveis de consumo é uma prática cada vez mais frequente no Brasil. Afinal, todo mundo quer economizar nas contas, mas continuar a ter conforto em casa, não é mesmo? Especialmente quando se trata de tomar um banho quente ou ter água aquecida em todas as torneiras, o que um aquecedor a gás pode muito bem atender à necessidade.

No entanto, na hora de fazer a aquisição do equipamento, é comum que surjam muitas dúvidas a respeito de marcas, manutenção e instalação. Mas, outro fator sobressai nesse quesito: o custo-benefício, uma vez que todo mundo quer fazer um investimento inteligente e satisfatório.

Este artigo pode ajudar você nesta missão! Confira, a seguir, o que avaliar no preço de aquecedor a gás para fazer a compra certa e ter bons resultados!

Confira sua potência e desempenho

Uma das características mais importantes que diferenciam os aparelhos, e que se deve levar em conta ao avaliar o preço de aquecedor a gás, é a sua potência, ou, de modo mais prático, como ela é expressa na capacidade em litros por minuto. Você também pode ver essa característica ser referida como “vazão” ou “litragem”, e virá designada no manual de instruções e nas próprias etiquetas e demais orientações do equipamento e materiais de divulgação. O mais comum é você ouvir a frase resumida em “esse é um aquecedor de X litros”. Isso é importante para definir porque, normalmente, quanto maior a potência, maior o preço do aparelho.

A capacidade de vazão, para explicar de modo simples, consiste na quantidade de litros de água quente que o aquecedor pode entregar em 1 minuto de funcionamento. Este padrão de funcionamento é observado com o incremento de 20ºC de temperatura.

Para adquirir um aquecedor que realmente possa atender sua necessidade, é preciso saber quantos pontos de água simultâneos se quer utilizar, a vazão de cada um destes pontos, e fazer um ajuste levando em consideração o clima na sua região. A conta exata é bastante complexa, mas existem ferramentas para ajudar, e pode-se obter um resultado bastante próximo de maneira simples: se você tem três duchas de 10 litros por minuto e quer que todas funcionem ao mesmo tempo, precisará de um aquecedor que comporte 30 litros por minuto, pelo menos. Se sua região for mais fria (o incremento de temperatura necessário será maior que 20ºC), vale a pena buscar um aparelho um pouco mais potente, por exemplo um de 35 litros por minuto.

Preste atenção se o modelo é digital ou mecânico

O preço de aquecedor a gás também está atrelado à tecnologia do aparelho. Ele pode ser digital ou mecânico. Em aquecedores mecânicos, normalmente não há como ajustar automaticamente a potência para compensar variações de vazão ou temperatura da água de entrada.

Os aquecedores digitais, por outro lado, contam com a capacidade de modulação para se adaptar a essas questões de forma precisa e rápida, preservando a temperatura ajustada no controle. E, sendo mais modernos, possibilitam um consumo menor de gás. São também mais duráveis e eficientes. Dessa forma, costumam ter um custo-benefício muito melhor.

O preço do modelo digital pode ser levemente mais alto, mas você conseguirá, também, ter um conforto maior, notado particularmente no uso de um fluxo baixo de água, como o de chuveirinhos ou de torneiras de pia.

Verifique a eficiência do equipamento

Observe também a eficiência energética do equipamento, o que é chamado de rendimento, e que representa a relação entre a quantidade de gás consumida e o quanto foi aproveitado de energia para o processo de aquecimento. No aquecedor, uma parte do calor gerado pela chama é perdido para o ambiente ou na forma da exaustão, e o rendimento significa qual a taxa desta perda. É o rendimento que dará a classificação do aparelho no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) que consta na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nos aparelhos até 70kW de potência.

Não se esqueça que o rendimento é uma medida comparativa entre aquecedores de potências equivalentes. Um aquecedor de rendimento melhor, mas com mais capacidade de vazão, provavelmente consumirá mais gás eventualmente. Entretanto, será mais eficiente — tudo depende da sua necessidade.

Considere também o design.

A estética do aparelho também é um item que não pode ser desconsiderado. Muitas vezes o aquecedor a gás é um aparelho que está sendo instalado em um imóvel novo em folha, precisa estar alinhado com o seu entorno.

Além disso, vale apostar em versões mais compactas, que não tomam muito espaço na hora da instalação. Lembre-se de contar com um aparelho que seja resistente e durável para aproveitar ao máximo seu investimento.

Faz parte também do design a questão de operação. Controles para as funções do aparelho, principalmente do ajuste de temperatura, devem ser simples e práticos.

Compare modelos, peça orientações e dicas na hora da compra e avalie onde sua escolha será instalada. Assim, você saberá que sua compra valerá a pena de verdade.

Avalie outros recursos tecnológicos que influenciam no preço de aquecedor a gás

Por fim, é de suma importância avaliar demais especificações e recursos tecnológicos do equipamento. Um quesito bastante importante é se o aquecedor é de exaustão natural, exaustão forçada ou fluxo balanceado, que influencia nas condições de instalação e é um dos pontos mais importantes quando se fala em segurança no uso. Também devem ser consideradas funções específicas para trabalhar em conjunto com outros sistemas (por exemplo, a sinergia com aquecimento solar) ou com acessórios para aprimorar o funcionamento (como controladores WIFI)

E pronto! Sem dúvidas, são muitos detalhes a serem observados para que você encontre um bom preço de aquecedor a gás. Contudo, mais do que um ótimo investimento, dar a devida atenção a cada uma dessas questões ajuda você a comprar o equipamento certo, de excelente desempenho, e assim não lide com nenhum transtorno mais tarde. Em meio a tantas opções de mercado, ser criterioso faz a diferença!

Uma coisa que NÃO vale a pena economizar, é no serviço de instalação. Um profissional qualificado, usando assessórios (conexões, dutos de exaustão, etc) de qualidade, são elementos essenciais para o desempenho e segurança de uma instalação de aquecedor a gás.

Nós da Rinnai temos equipamentos que atendem a todos esses pontos com excelência. Que tal conhecer mais sobre nossos aquecedores a gás? Convidamos você a entrar em contato conosco para tirar dúvidas e receber um atendimento personalizado.