regular aquecedor

Os aquecedores a gás oferecem conforto aos usuários, principalmente em relação ao banho. Em épocas ou horários mais frios, a água aquecida faz uma grande diferença.

Contudo, para conservar a comodidade, é fundamental ter alguns cuidados com esse equipamento e saber como usá-lo da forma certa.

Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como ajustar a temperatura o aquecedor e fazer bom uso de seu aparelho. Continue a leitura e confira!

Regule a temperatura da água do aquecedor

O ajuste de temperatura é importante para atingir o equilíbrio entre conforto no banho e o consumo.

Quando você abre tanto a torneira de água fria como a de água quente com a finalidade de equilibrar a temperatura, você obtém uma vazão de água maior, o que colabora para uma maior sensação de conforto, porém pode influenciar na sua conta tanto de água quanto de gás. Por isso, se o objetivo é economizar é importante fazer o ajuste de temperatura para o mais próximo possível da desejada para o banho.

Claro, isso é muito mais fácil de se conseguir quando se utiliza um aquecedor digital, onde você pode ajustar para a temperatura exata desejada, e ainda mais se for um modelo compatível com um controlador WIFI. Nos aquecedores mecânicos o ajuste é menos preciso, mas ainda é possível contar com os botões de ajuste de potência, e – em alguns modelos – o de ajuste de fluxo de água ou o de verão/inverno para fazer essa regulagem. Também, em aquecedores de maior litragem (acima de 22 litros por minuto) é necessário trabalhar com uma temperatura mais alta no controle e utilizar o misturador para chegar na capacidade máxima do aparelho.

A necessidade de se utilizar a mistura de água fria dificilmente pode ser completamente eliminada, mas qualquer grau de ajuste para minimizá-la tem reflexo na economia de gás e água, valendo a pena se atentar a este ponto.

Mantenha a manutenção do aquecedor em dia

Você deve fazer a revisão dos equipamentos periodicamente, de acordo com o que define o fabricante, normalmente recomendada a cada 12 meses. Esta manutenção preventiva visa não só avaliar ao funcionamento, limpeza e estado de conservação do aparelho, mas também o de acessórios como os dutos de exaustão, conexões do gás e da água, regulador de pressão de gás, e outras características do ambiente.

Não instale ou faça manutenções por conta própria

Outra dica ligada à anterior é a de deixar que a instalação do aparelho e suas manutenções por conta de quem realmente entende do assunto.

Agir assim evita-se danos no equipamento, além de ameaçar a segurança das pessoas que ocupam o imóvel. Quando falamos de equipamentos a gás, é muito importante – e exigido pelas normas técnicas aplicáveis – contratar profissionais especializados ou empresas que prestam assistência técnica credenciadas com o fabricante do aparelho.

Mantenha a ducha e as torneiras sempre limpas

Sujeiras nos orifícios da ducha podem prejudicar o conforto no banho. É muito comum que essas sujeiras impeçam ou desviem o fluxo de água, prejudicando a uniformidade do jato. Em casos extremos podem reduzir essa vazão de água da ducha de modo que ela não seja nem suficiente para acionar o aquecedor, ou fazer com que o mesmo desligue no meio do banho!

Existe também uma questão ligada a duchas higiênicas. Esses dispositivos fornecem bastante conforto e podem ser alimentados com a água aquecida vinda do aquecedor a gás. Porém, o registro das duchas deve ser sempre bem fechado, pois elas podem causar interferência hidráulica e impedir que a água quente chegue nas duchas de banho. Preste atenção ao fechamento dos registros das duchas higiênicas.

Chama e códigos de erro

Aquecedores do tipo mecânico possuem um visor em sua tampa que permite a visualização da chama. Verifique periodicamente a chama durante o funcionamento, e se apresentar cor amarelada, é indicação de necessidade de uma manutenção. A chamas azulada é a chama considerada “correta”.

Quando falamos em aquecedores digitais, estes aparelhos normalmente anunciam quando há erros ou mau funcionamento através de seu display digital. Códigos de erro, que são identificados no manual do usuário, informam o que aconteceu e podem indicar possíveis soluções, muitas delas que são ações que podem ser tomadas pelo próprio usuário. Outras, são indicativos de que a assistência técnica credenciada deverá ser acionada.

De uma forma geral, ruídos e outros comportamentos fora do normal devem ser observados, e solicitada a manutenção por um profissional qualificado. Cheiro de gás, o procedimento deve ser imediato: fechar o registro de gás, ventilar o ambiente, não gerar qualquer faísca como por exemplo acendendo ou apagando as luzes, e solicitar o auxílio da companhia de gás ou dos bombeiros na persistência do cheiro.

Preste atenção ao que diz o manual do fabricante

Muitas pessoas não levam a sério esse ponto. Manuais trazem informações relevantes do fabricante, e a correta operação do aparelho.

Cuidados e particularidades do funcionamento estão descritos neste documento, e muitas vezes a diferença entre uma utilização eficiente do aquecedor ou o desperdício de água, gás e tempo está em um simples parágrafo do manual. Leia sempre atentamente os manuais.

Use equipamentos modernos e certificados

Todo aquecedor de água a gás até 70kW de potência deve ser certificado dentro do Regulamento de Avaliação de Conformidade da Portaria 182/2012, do Inmetro. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) traz os dados auferidos durante os ensaios deste modelo de aquecedor e indica sua potência, consumo de gás e eficiência.

Um aquecedor, mesmo antigo, instalado antes do programa de certificação, se bem cuidado pode funcionar e fornecer água quente por muitos e muitos anos. Porém, muitos aparelhos mais modernos contam com recursos tecnológicos que aumentam a segurança, o conforto e a eficiência obtida, e pode ser interessante acompanhar e avaliar os lançamentos do mercado na busca por melhorias.

Agora que você já sabe como regular o aquecedor, por que não aproveita para visualizar nossas postagens nas redes sociais? Há vídeos, imagens e outras publicações para você curtir! Siga a gente no Facebook e no Instagram. Convide seus amigos também!