He is 60 years old. Brazilian. The heater uses the gas to heat the water

O aquecedor a gás vem se tornando uma ótima opção para as pessoas usarem nos dias mais frios dentro de casa. Afinal, ele é um equipamento que contribui significativamente para o conforto térmico. Com ele, a pessoa pode tomar banho em temperatura mais agradável nos dias mais frios, bem como lavar a louça com água quente.

Ele usa gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP) para seu funcionamento. Os aquecedores a gás do tipo instantâneo, também chamados de aquecedores de passagem, são acionados somente quando um ponto de consumo — uma ducha ou torneira, por exemplo — é aberto. A água começa a passar pelo aquecedor, e é aquecida instantaneamente, de acordo com o ajuste feito nos controles do aparelho.

Depois de instalado, é recomendado que o aparelho passe por manutenções periódicas, que são diferentes das manutenções corretivas. A manutenção preventiva tem como finalidade garantir que o aparelho continue funcionando com segurança e eficiência ao longo do tempo. Neste post, vamos tratar desse assunto: a manutenção do aquecedor a gás.

Como a manutenção preventiva é feita?

O processo de manutenção preventiva é composto por uma revisão geral do aquecedor a gás e de seus acessórios. No aquecedor devem passar por limpeza: os filtros, queimadores e as ventoinhas (para os modelos que possuem).

Outros componentes, como trocador de calor, fiações, regulagens internas e diafragma (para os que possuem), devem ser vistoriados, a fim de garantir o correto funcionamento do aparelho. A manutenção deve ser feita por um profissional devidamente qualificado, do serviço técnico autorizado da marca.

Para uso em residências, a manutenção preventiva é recomendada ser feita uma vez por ano. Vale a pena lembrar que o período que precede a estação de inverno é interessante para realizar esse serviço. Isso porque, é na época mais fria que o aquecedor se faz mais necessário e é mais exigido, portanto é ideal que esteja funcionando a plena capacidade. Deixar para fazer a manutenção de última hora pode gerar muitos transtornos e correrias desnecessárias.

Existem alguns elementos específicos que devem ser avaliados durante a manutenção do aquecedor. O duto de exaustão (de cor prateada), que normalmente é metálico e se projeta da parte superior do aparelho, deve ser avaliado quanto ao seu estado de conservação. Sinais de corrosão, furos, amassamentos e outros indícios de deterioração significam a necessidade de substituição do duto. Além disso, deve ser constatado que ele está bem fixado ao aparelho e ao terminal, utilizando-se de dispositivos apropriados (por exemplo, abraçadeiras).

Há também os elementos de conexão de água e gás, também chamados de “flexíveis” ou até “rabichos”. As conexões devem ser verificadas quanto a vazamentos e substituídas, se necessário. Outros equipamentos associados ao aquecedor, como as bombas e os reguladores de pressão, também devem ser vistoriados na manutenção preventiva periódica.

Quais os riscos de não fazer a manutenção preventiva do aquecedor?

A não realização dos serviços de manutenção preventiva do aquecedor expõe o usuário a riscos, além de afetar a eficiência e durabilidade do aparelho. O que pode acontecer:

  • Irregularidade na combustão;
  • Consumo de gás alterado;
  • Superaquecimento do aparelho;
  • Desligamento durante o uso;
  • Falhas no acionamento;
  • Instabilidade na temperatura.

A falta de manutenção no equipamento também pode ser responsável por emissão de altos teores de monóxido de carbono, um gás tóxico para pessoas e animais. O escape de produtos da combustão pode acontecer sem que as pessoas percebam e gradualmente. Náusea, mal estar, ardor nos olhos e na garganta, ou odores estranhos quando o aparelho está em funcionamento são indícios graves de que algo está errado, o aparelho deve ser desligado imediatamente e um técnico deve ser acionado.

A manutenção preventiva avalia o aparelho e, principalmente, o estado do duto de exaustão. Realizar esta manutenção de forma periódica assegura a integridade dos moradores da residência, portanto esta não pode ser negligenciada.

Como é possível identificar as irregularidades?

A manutenção preventiva deve ser sempre realizada por um profissional devidamente qualificado. Porém, o próprio usuário do aparelho pode identificar alguns problemas e solicitar a manutenção antes que se tornem mais graves.

A inspeção visual já pode demonstrar diversos problemas. Como já foi citado, o estado de conservação e fixação do duto de exaustão é um dos itens mais importantes, e deve ser observado com frequência.

Odores e ruídos que antes não ocorriam durante o funcionamento do aparelho e começam a acontecer são outro indício de algum problema com o aquecedor. Manchas ou descoloramento na tampa ou outra parte do aquecedor também podem ser sinal de defeito, bem como vazamento de água.

Aquecedores digitais, quando encontram algum problema em funcionamento muitas vezes indicam um código no visor. O manual do aparelho apresenta o que significa o código de erro e possíveis soluções. A ocorrência frequente de um mesmo erro pode ser um indicativo de um defeito.

Quem faz a manutenção preventiva do aparelho?

A instalação e manutenção de qualquer aparelho a gás só pode, por norma, ser realizada por profissional qualificado, supervisionado por profissional habilitado. Recomenda-se que seja sempre acionado o serviço técnico autorizado do fabricante para a realização de serviços de manutenção.

Como vimos, a manutenção do aquecedor a gás deve ser, via de regra, anual (residências). Diante de qualquer indício de irregularidade, procure logo o suporte técnico apropriado, pois podem surgir problemas que danificarão o produto e que até mesmo têm a capacidade de ameaçar a integridade e a vida das pessoas que usam o imóvel.

E você, deseja comprar um aquecedor econômico, de boa qualidade, que tenha se submetido a testes adequados antes de ser lançado no mercado? Então, entre em contato com a Rinnai Brasil e confira nossos produtos e serviços! Nossa equipe terá o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas.