Aquecedor a gás com função solar

A cada dia que passa, mais importante se torna adotar soluções voltadas para a sustentabilidade. E uma das mais eficientes para essa finalidade é a energia solar. Limpa, renovável e inesgotável, ela permite que você tenha água quente em casa a qualquer momento do dia, com significativa economia na conta mensal.

No entanto, a fim de ter um retorno satisfatório para esse investimento, é fundamental apostar nas alternativas certas. Uma delas, que está em ascensão no momento, é o aquecedor a gás com função solar. A princípio, pelo nome, muitas dúvidas surgem a respeito de seu funcionamento e de seus reais benefícios.

Por isso, desenvolvemos este artigo, para que você entenda exatamente o que é esse equipamento e o que ele faz. Continue a leitura para descobrir todas as informações mais importantes sobre o assunto!

Primeiro vamos explicar rapidamente sobre sistemas termossolares

O aquecimento de água por energia solar, chamado também de sistemas termossolares, é composto por placas coletoras instaladas, normalmente, no telhado ou cobertura. A água que circula pela tubulação dos coletores é aquecida pela radiação solar.

A água quente é armazenada em um reservatório térmico, também chamado de tanque ou boiler. Ela permanece aquecida aguardando a abertura de um ponto de consumo (uma ducha ou torneira), quando será utilizada.

Praticamente todo sistema termossolar precisa de algum tipo de apoio, pois em dias nublados a radiação solar é insuficiente para atender plenamente a demanda de água quente. Muitos sistemas funcionam através do aquecimento da água dentro do reservatório por uma resistência elétrica, acionando-se através de um termostato que monitora a temperatura da água. A água do reservatório é aquecida pelo sistema de apoio mesmo que não haja consumo imediato, o que pode representar um desperdício de energia.

Porém, é possível como alternativa utilizar o chamado apoio no ponto de consumo, ou apoio em linha, onde aí se destacariam os aquecedores de água a gás que possuem a chamada função solar.

O que é e como funciona o aquecedor a gás com função solar?

Praticamente todo aquecedor digital é capaz de ajustar a sua potência de acordo com a temperatura da água de entrada. Se a água já vem “morna”, o aquecedor digital se ajusta para aquecer somente o necessário para atingir a temperatura programada no controle. Há uma limitação, porém, no fato de que todo aquecedor tem uma potência mínima, e abaixo disso, ele se desliga. Mesmo que a água já esteja entrando em uma temperatura suficiente para o banho (igual ou acima da programada no controle digital), o aquecedor continuará funcionando – e consumindo gás – potencialmente esquentando a água além do desejável, causando também desconforto.

Aparelhos que possuem uma função para trabalhar em conjunto com sistemas onde a água já vem quente são extremamente desejáveis, neste caso. Estes aquecedores dotados da chamada função solar identificam quando a água está alguns graus acima da temperatura programada no controle, e interrompe o fluxo de gás automaticamente, sem interferência do usuário. Mas ele não para de monitorar a temperatura desta água, e uma vez que seja detectado que esta caiu abaixo de um determinado limite, o aquecedor será acionado novamente, também de forma automática.

A opção por estes aquecedores é a ideal para trabalhar em conjunto com sistemas solares prediais, comuns em prédios residenciais das grandes capitais.

Quais são as vantagens desse sistema?

O aquecedor a gás com função solar ainda apresenta algumas vantagens importantes para quem o utiliza. Veja só algumas delas!

Conforto

A temperatura da água estará mais próxima da temperatura de banho (a não ser, é claro, quando ela vier do solar já em altas temperaturas), evitando o uso do misturador.

Mais economia de água

Por proporcionar um menor uso de mistura de água fria para atingir a temperatura ideal de uso, o consumo de água total potencialmente será menor

Grande economia de gás

Com o aquecedor entrando em funcionamento somente quando é realmente requerido, o consumo de gás é bastante otimizado.

Qual equipamento comprar?

Agora que você já sabe o que é e o que faz esse tipo de aquecedor, é hora de se informar sobre como comprá-lo. A equipe da Rinnai sabe o quanto essa alternativa é vantajosa. Por isso, trabalha com uma linha de aquecedores de última geração. Além de econômicos, os equipamentos também são seguros e oferecem água quente com total tranquilidade.

Os modelos E17, E21, E27 e E33 da Rinnai bem como os REU 2402 e REU 2802 contam com essa tecnologia de função solar. Vale a pena se inteirar das especificações de cada um para escolher o que melhor se encaixa nos hábitos de consumo de sua residência. Seja qual for a escolha, você contará com equipamentos certificados e com garantia.

Aparelhos digitais sem função solar podem ser utilizados em linha, fazendo o uso de válvulas comutadoras, para desviar a água quente direto para o ponto de consumo quando não é necessária a complementação de temperatura pelo aquecedor a gás. E existem opções se, ao invés, quiser utilizar o apoio no reservatório. Para estes casos, as melhores opções são modelos como o REU-2402 FEC1 ou o REU-1602 FEA.

Por que é importante contar com ajuda especializada na instalação?

A instalação do sistema de aquecimento pode inicialmente parecer simples. Mas não é bem assim! Somente uma equipe especializada pode garantir a eficiência desse serviço.

Algumas particularidades devem ser observadas para que os sistemas funcionem com o desempenho esperado e a segurança necessária. Além de todas as normas técnicas que regem a instalação tanto de sistemas termossolares quanto de aparelhos a gás deverem ser observadas, existe a questão da temperatura máxima de entrada da água quente, que tem limites de acordo com o modelo de aparelho escolhido. Conte sempre com os serviços de instalação e manutenção de um profissional devidamente qualificado para garantir o seu conforto!

Como é possível perceber, o aquecedor a gás com função solar é um equipamento perfeito para trazer comodidade e economia para sua casa que já conta com sistema termossolar. Aproveite as vantagens desse equipamento e planeje a instalação em sua residência! E, se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto ou o equipamento, nós podemos ajudar.

Entre em contato conosco para conhecer mais a fundo nossas soluções e produtos. Será um prazer lhe atender!