água quente na pia

Sem dúvidas, a cozinha é um dos ambientes mais utilizados de uma casa. A todo momento é preciso preparar refeições e realizar atividades de limpeza ou higienização de alimentos por ali. Por esse motivo, é essencial que o cômodo seja funcional e prático para facilitar o dia a dia.

Já pensou em ter água quente na pia da cozinha? Se o seu imóvel já tem ou está preparado para ter um aquecedor a gás ou aquecimento solar, é provável que já exista a ligação para atender a pia da sua cozinha. Se não existe essa ligação, isso ainda pode ser feito. O aquecedor a gás ou solar já traz bastante conforto para o seu banho, e disponibilizar a água quente para a cozinha ainda agrega outros benefícios para que você e sua família desfrutem do ambiente.

Não sabe quais são eles? Quer descobrir como é possível ter esse diferencial em seu lar? Confira, neste artigo, esses e outros detalhes acerca do assunto!

O que é preciso para ter água quente na pia da cozinha?

Na grande maioria dos imóveis novos onde há previsão para o uso do aquecedor a gás ou solar, a tubulação de água quente já foi projetada para atender a pia da cozinha. Neste caso, uma vez que o sistema de aquecimento tenha sido instalado (devidamente, por um profissional qualificado, claro), é só usar a torneira!

Toda torneira com água quente deve ter um misturador (exigência normativa), para que você possa dosar água fria com água quente a fim de chegar na temperatura ideal de seu gosto. Algumas utilizam o misturador tradicional (com dois registros, um de água quente e outro de água fria) e outras utilizam o chamado monocomando, que aciona a água quente ou fria dependendo de sua posição.

Existem imóveis em que o sistema de aquecimento foi inicialmente projetado para atender somente o banheiro. Nestes casos, um profissional pode fazer uma adequação para estender a tubulação até a pia da cozinha. Se o imóvel está em reforma melhor, porque já se está com a “mão na massa”, mas também é possível fazer isso com o mínimo de quebradeira possível na parede, embora nessa situação a extensão de tubulação ficaria aparente.

Se o imóvel ainda não conta com um sistema de aquecimento a gás ou solar… então a água quente na pia da cozinha é apenas mais um dos benefícios a se considerar, leia também outros artigos nossos sobre o conforto de banho que estes sistemas podem proporcionar, e avalia a possibilidade de instalar estes sistemas para sua residência!

Quais são os principais benefícios dessa mudança?

Embora muitas pessoas considerem que ter água quente na pia da cozinha é um luxo dispensável, saiba que não é bem assim. Na verdade, esse detalhe agrega inúmeros benefícios para diversas atividades rotineiras, inclusive para você, que as realiza. A seguir, veja os 4 principais.

1. Facilidade para remover gordura

A gordura que permanece em pratos, talheres e utensílios depois do uso é muito difícil de tirar, principalmente depois de preparos que levam ou soltam muito óleo naturalmente. Por vezes, muitas horas de molho, água e detergente são necessárias para um resultado satisfatório.

Um dos segredos para otimizar essa questão é a utilização de água quente na limpeza, que derrete várias camadas de gordura, em vez de apenas espalhá-las e aumentar a sujeira. Com a temperatura certa na torneira, você não perde tempo esquentando nada e resolve o problema com muito mais rapidez e eficiência, já que a água é corrente.

2. Mais conforto térmico

No verão, usar água fria não é problema. Porém, quando a temperatura cai, esse é um incômodo e tanto, especialmente para quem precisa lavar a louça e preparar as refeições várias vezes ao dia.

A água quente, nesse momento, é uma opção muito melhor para tornar essas atividades mais agradáveis. Você terá mais disposição para terminá-las e não ficará desconfortável depois, tendo que esperar que as mãos voltem à temperatura normal. Dê adeus às luvas!

3. Economia de água

Quanto mais tempo a torneira fica ligada, mais água você gasta, certo? Por exemplo, uma panela muito suja e engordurada demanda vários enxágues e jatos para ficar bem higienizada.

Com a água quente disponível para esse tipo de ação, você consegue fazer tudo com mais rapidez, já que ela permite melhores resultados nas lavagens. Desse modo, diminui consideravelmente o consumo desse bem tão importante para nossa vida, com uma atitude mais sustentável, que contribui para o meio ambiente e ainda permite que você não perca tempo durante o processo.

4. Preparo dos alimentos

Com a água quente disponível na pia, a higienização de frutas, legumes e verduras é otimizada e facilitada. É possível também agilizar o preparo de diversos alimentos ao utilizar água já aquecida da torneira: a fervura é atingida mais rapidamente.

Qual é o melhor sistema de aquecimento para conseguir a temperatura certa?

Um aquecedor a gás digital já é uma das opções mais eficientes para esquentar a água do banho. Ele também é considerado como uma das melhores alternativas para garantir a temperatura certa na água da pia da cozinha. Isso porque aquele aparelho viabiliza a seleção da temperatura de forma precisa e ao toque dos botões, permitindo aumentar ou diminuí-la conforme a necessidade.

Com um sistema de aquecimento solar, este controle mais exato sobre a temperatura pode ser atingido utilizando acessórios. Por exemplo, as válvulas misturadoras automáticas. E, para aumentar a eficiência de ambos os sistemas, recirculadores como o Smartstart são sempre uma boa pedida a fim de alcançar maior conforto e economia. Logo, se você quer ter muitos benefícios durante suas tarefas na cozinha, é hora de pensar seriamente em adotar essa opção!

Como é possível perceber após a leitura, ter água quente na pia da cozinha é muito mais fácil e prático do que você imagina. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a instalação e o sistema de aquecimento a gás ou solar, pode começar a se planejar sem demora para essa melhoria.

Ainda precisa tirar dúvidas a respeito do sistema de aquecimento a gás ou solar? Não se preocupe! Aproveite para ler mais um pouco sobre o assunto e descubra quais são suas principais características!