aquecedor a gás

Depois de um dia longo de trabalho, o banho quente é um convite para relaxar. Ou então, um bom banho com um jato forte e abundante de água quentinha é o ideal para começar o dia com o pé direito e aumentar a disposição. Em especial na estação mais fria do ano: o inverno.

Para muitas pessoas, no entanto, esse banho ideal não é a realidade. A água que só “pinga”, ou que não fica quente o bastante, e aquele medo da conta alta no final do mês… Os aquecedores de água a gás são aparelhos que podem proporcionar um banho muito confortável se bem dimensionados, sem desperdícios e gastos desnecessários. Os aquecedores a gás são aparelhos capazes de, dependendo de sua potência, atender mais de um ponto de utilização simultâneo. Além das duchas para o banho, água quente nas torneiras para fazer a barba ou lavar louça são algumas possibilidades de uso.

Parece um sonho, mas não é. Neste artigo, mostraremos os benefícios que este tipo de aparelho pode trazer para a sua residência, tudo visando conforto, economia e segurança para sua família. Acompanhe!

Conheça o aquecedor a gás

Muitas pessoas se deparam com a necessidade de adquirir um aquecedor a gás, seja porque se mudaram para um novo imóvel, ou um que já estava instalado em casa precisa ser substituído por alguma razão. Contudo, poucas sabem sobre os reais e práticos benefícios que esse sistema entrega para os seus usuários. Pensando nisso, a seguir, elencaremos os principais ganhos, além de nos aprofundarmos no que o aquecedor a gás oferece para a qualidade de vida da família.

Conforto térmico

O conforto térmico é um dos principais requisitos para a sensação de bem-estar . Obter uma sensação agradável no banho depende principalmente de três fatores relacionados à água: vazão, pressão e temperatura. Destas, a temperatura é a mais sensível, pois as mudanças na vazão e na pressão afetam a capacidade de um sistema de aquecimento de atingir e manter uma temperatura que tenha sido programada. E, dentre as diversas opções de aquecimento de água, os que utilizam gás são os que demonstram o melhor desempenho em termos de adaptação às demandas de vazão e pressão.

Uma coisa a se manter em mente é que a água é aquecida de acordo com a temperatura adequada para a estação do ano. No verão, a temperatura “natural” da água é mais amena, e a temperatura do banho não é tão elevada. Por isso, o incremento de temperatura provido pelo sistema de aquecimento é menor do que seria no inverno. Na estação mais fria, não só a água no ambiente está em uma temperatura menor, como a temperatura ideal para o banho será maior, aumentando o “delta” de temperatura a ser atingido.

Estação do ano | Temperatura da água ambiente | Temperatura de banho desejada |

Incremento demandado do sistema de aquecimento (“delta”)

Verão | 23ºC | 37ºC | 14ºC (37 menos 23)

Inverno | 14ºC | 40ºC | 26ºC (40 menos 14)

(valores de exemplo para efeito ilustrativo)

Esse mesmo conforto térmico se reflete não só nos banhos, mas também nas torneiras da casa, lavabos e piscinas. Dessa forma, as atividades domésticas são feitas com muito mais conforto. Água quente é a base para o bem-estar de toda a família, e os sistemas de aquecimento a gás são uma das melhores formas de proporcionar isto.

Segurança

E quanto à segurança? O aquecedor a gás é um aparelho seguro e confiável? A resposta é sim, envolvendo diversos fatores.

No que diz respeito ao produto, os aquecedores a gás até 70kW de potência são produtos que passam por um rigoroso processo de certificação, sendo constantemente reavaliados no mercado quanto ao seu desempenho e requisitos de segurança. Os aparelhos contam com diversos dispositivos para monitorar o seu funcionamento e para proteger a integridade das pessoas no caso de falhas detectadas. Um exemplo é o sensor de chama, que interrompe o fluxo de gás caso haja o apagamento da chama, evitando acidentes.

Um outro quesito importante na questão de segurança é a adequação do ambiente onde o aparelho é instalado. Isso normalmente é uma questão do projeto do imóvel (seja o original ou uma eventual reforma), e o ponto importante é que este projeto tenha sido feito por um profissional habilitado e esteja em conformidade com as normas técnicas da ABNT pertinentes. Entre elas podemos citar as mais relevantes para a questão de requisitos de ambiente, hidráulica e rede de gás:

  • NBR 13103
  • NBR 5626
  • NBR 7198
  • NBR 15526
  • NBR 16057

Por fim, a questão dos serviços envolvidos, de instalação e manutenção (preventiva e corretiva), pesa bastante na segurança. Todo serviço em aparelho a gás deve ser conduzido somente por profissionais qualificados, utilizando ferramentas e acessórios apropriados, e de acordo com as normas técnicas e orientações do manual do aparelho. Recomenda-se que as instalações sejam inspecionadas preventivamente de forma periódica, para assegurar que o funcionamento dos aparelhos esteja correto.

Redução de custos

Talvez o custo de aquisição do aquecedor a gás assuste algumas pessoas, mas se pensarmos em longo prazo, veremos que existe um excelente retorno sobre o investimento (ROI) e um bom custo-benefício. O aquecedor é um aparelho que foi desenvolvido para ter uma vida útil considerável, claro considerando que seja instalado e utilizado corretamente, e sejam feitas as manutenções preventivas periódicas. Ao se considerar o valor do aparelho e pensar que ele será usado todos os dias, geralmente mais de uma vez por dia, por toda a família, ao se dividir o valor ao longo dos anos ele se torna irrisório. Ainda mais quando se está avaliando dois ou mais aparelhos. Escolher o mais moderno e com mais recursos pode valer muito a pena apesar de uma diferença de preço, ela se torna negligível no longo prazo.

Outro fator que contribui para o custo-benefício é a rede de assistência técnica oferecida pela empresa que desenvolve, fabrica e disponibiliza o aquecedor a gás. Quando esse suporte é de qualidade, o equipamento mantém a sua eficiência energética e operacional. O resultado é a satisfação do usuário.

Sem dúvidas, o aquecedor a gás é uma excelente maneira de gerar o conforto térmico que a residência merece. Por isso, muitos decidiram optar por esse investimento e não se arrependem dessa escolha. Assim, o melhor a fazer é desfrutar desse equipamento e dar à família o prazer de relaxar em uma água na temperatura ideal.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os benefícios do aquecedor a gás? Quer usufruir das vantagens apresentadas neste conteúdo? Então, aproveite para descobrir os produtos da Rinnai Brasil, empresa certificada ISO 9001 e ISO 14001. Entre em contato com os nossos especialistas!